Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse/SP
Na última terça-feira, 19 de agosto, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, promoveu a segunda Escuta Pública da Lei Aldir Blanc. O encontro, realizado na Câmara Municipal, reuniu artistas, produtores, fazedores de cultura e representantes do setor para discutir o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) e definir os investimentos que serão aplicados no município.
Durante a reunião, foram apresentadas as propostas construídas a partir das contribuições coletadas na primeira escuta, realizada em 12 de agosto. Também foram detalhados os recursos disponíveis para o Ciclo 1 da Lei Aldir Blanc, que somam R$ 209.969,48 e deverão ser aplicados até dezembro deste ano.
O plano prevê a execução de editais de Fomento Cultural para projetos inéditos ligados às áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, patrimônio cultural, cultura popular, diversidade cultural, formação e capacitação em cultura, cultura digital e geek/nerd, e também projetos inéditos para eventos, espetáculos, apresentações, exposições, intervenções artísticas, mostras e festivais.
Afim de valorizar os artistas do município, foi criado um edital de premiação por trajetória nas diversas áreas da cultura. Além disso, a aquisição de bens e patrimônios para atender a dois pontos de cultura, e contratação de membros da Comissão de Seleção (pareceristas) para análise dos projetos dos editais de Fomento Cultural e Premiação.
Outra definição importante foi a concessão de pontuação extra nos editais para moradores de Santo Antônio de Posse na avaliação dos projetos e pontuação adicional para os projetos ativos no último ano, em conformidade com o Marco Regulatório do Fomento à Cultura.
A supervisora de Gestão, Mônica Calixto, destacou a importância da participação coletiva no processo. “Procuramos atender os diferentes tipos de cultura do município e agregar as necessidades do setor por meio de muito diálogo. Esse é o caminho para que os investimentos reflitam, de fato, a realidade cultural da nossa cidade”, afirmou.
A iniciativa segue as diretrizes da nova fase da Lei Aldir Blanc, que valoriza a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas culturais. Dessa forma, a aplicação dos recursos busca garantir transparência, ampliar o acesso às diversas manifestações artísticas e consolidar a cultura como um eixo fundamental para o desenvolvimento do município.
Última modificação em 20/08/2025
Praça Chafia Chaib Baracat, 351 - Vila Esperança, Santo Antônio de Posse/SP. CEP: 13831-024
(19) 3896-9000
imprensa@pmsaposse.sp.gov.br
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00.
José Ricardo Cortez